![]() |
Beber água às refeições |
![]() |
|
Criado por nocabo Sábado Julho 21, 2007 00:28 |
||
|
Alguem conhece alguma prova cientifica que suporte a teoria que não se deve beber água ou outros liquidos às refeições? Também já ouvi dizer que se deve beber um copo de água antes da refeição... deve ser para encher o estomago... |
||

Nutricionista no Grande Porto

O que me lembro de ter lido foi que as modelos costumam comer a refeição e depois é que bebem muita água para aconchegar e sentirem-se mais cheias.
Mas parece-me que o efeito é o mesmo, é sentirem-se cheias, seja antes ou depois da refeição.
29 Outubro 2007
De facto esse mito já anda por aí haá bastante tempo!
O que se passa é bastante simples no entanto. Deve beber-se água ou outro liquido antes da refeição para de certa forma, «lubrificar» os canais digestivos, facilitando a ingestão dos alimentos.
A questão relativa a beber durante a refeição prende-se com o «enchimento» do estômago, na medida em que quanto mais beberem, mais cheios se sentem, menos comem. O problema não está em beber líquidos, mas sim no comer menos.
A evitar são sobretudo as bebidas com gás, por todas e mais algumas razões. Estas bebidas, quando ingeridas às refeiçoes, provocam ese efeito muito mais rapidamente, daí que seja de todo desaconselhado o seu consumo por crianças.
Não é que os efeitos sejam letais, mada disso. Todos nós as bebemos. Mas evitá-las pode melhorar o funcionamento do organismo, melhorando a alimentação.
Quanto às modelos, acho que mais ou menos, a resposta está dada. Elas bebem água às refeições para se sentirem cheias, comerem menos, e manterem as medidas adequadas..
Em conclusão, beber líquidos às refeições não faz mal, desde que moderadamente e não interfira com o apetite. Evitem bebidas com gás!
Cumps
13 Dezembro 2007
Pelo que li em vários livros, o problema da àgua durante as refeições prende-se com a digestão, ou seja se beber mos muita àgua durante a refeição, existe a possibilidade de a mesma diluir os sucos gástricos, tornando a digestão mais dificil.. Beber àgua entre as refeições, permite a sua absorção rápida pelo corpo, ajuda o funcionamento dos intestinos, etc..
27 Dezembro 2007